SOLENIDADE

Cerimônia Militar celebra trajetória da Primeira Brigada de Defesa Antiaérea

Após 11 anos de existência, unidade militar foi desativada
Publicada em: 14/08/2023 08:22
Imprimir
Fonte: VI COMAR, por Aspirante Adenildo
Edição: Agência Força Aérea

Uma solenidade militar realizada no dia 10/08, no Gama (DF), marcou a desativação da Primeira Brigada de Defesa Antiaérea (1ª BDAAE). Durante a solenidade, foi ressaltada a trajetória da unidade, criada em 2012 como Núcleo da Brigada de Defesa Aérea (NUBAAD), tornando-se a 1ª BDAAE em 2015, com a finalidade de coordenar a proteção das Bases Aéreas, Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo e outras Organizações do Comando da Aeronáutica indispensáveis ao funcionamento do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro – SISDABRA.

"Os fatos históricos de nossa Brigada certamente terão lugar de destaque na história da Força Aérea. Nossa homenagem e nosso reconhecimento a todos os militares que já serviram nessa organização e ao efetivo que hoje compõe a tropa da Brigada! Nosso muito obrigado também a todas as organizações da Guarnição de Aeronáutica de Brasília que, de algum modo, ofereceram um valioso suporte à nossa missão", disse o Comandante da 1ª BDAAE, Coronel de Infantaria Antonio Fernandes Filho. 

O evento contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, que presidiu a Cerimônia; do Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt; do Chefe do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER) e Ex-Comandante da 1ª BDAAE, Brigadeiro de Infantaria José Roberto de Queiroz de Oliveira; e do Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres (SPOT), Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, entre outros representantes de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

A 1ª BDAAE, em seus 11 anos de existência, direcionou seus esforços na coordenação e no suporte operacional dos Grupos de Defesa Antiaérea (GDAAE), atuando de maneira sinérgica e em conformidade com as diretrizes do Comando Superior. Nesse período, os GDAAE participaram com excelente aproveitamento em diversos exercícios de adestramento e nos chamados Grandes Eventos, como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, entre outros.

O Comandante do COMPREP ressaltou que a desativação em nada diminui a importância da atividade antiaérea na FAB. Ainda segundo o Oficial-General, a medida se deu em alinhamento com o que havia sido feito em relação às Unidades Aéreas. “O COMPREP e a nossa Força Aérea reconhecem, nesta cerimônia, a valorosa contribuição dessa Organização para a atividade de defesa antiaérea. Ao realizarmos esta solenidade, honramos todos os homens e mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da capacidade de combate superfície-ar", afirmou o Tenente-Brigadeiro Almeida.

Histórico

A Primeira Brigada de Defesa Antiaérea foi uma Organização do Comando da Aeronáutica criada pelo Decreto nº 8.595, de 18 de dezembro de 2015. Entre suas atribuições principais, constavam a coordenação do preparo dos recursos humanos, bem como o apoio ao emprego dos Grupos de Defesa Antiaérea (GDAAE), os quais se subordinavam à 1ª BDAAE, tanto administrativa quanto operacionalmente.

Em 2016, por intermédio da Diretriz para Reestruturação da Força Aérea Brasileira, o Comando da Aeronáutica iniciou um amplo programa de modificação na organização, tendo como norte “simplificar e operacionalizar a estrutura organizacional, administrativa e operacional da Força”.

Assim, em 2022, os Grupos de Defesa Antiaérea passaram a responder administrativa e operacionalmente às Bases Aéreas onde estão sediados. Nesse contexto, a 1ª BDAAE permaneceu responsável pela condução da doutrina e pelo suporte logístico das Unidades de Defesa Antiaérea.

A fim de se buscar um maior alinhamento e centralização dos processos de avaliação, direção e monitoramento das atividades relacionadas ao preparo operacional terrestre, doutrina de operações terrestres e controle do preparo operacional terrestre das Unidades de Infantaria no Quartel General do Comando de Preparo, o Alto Comando da Aeronáutica (ALTCOM) decidiu pela desativação da Primeira Brigada de Defesa Antiaérea.

Fotos: Aspirante Adenildo Souza / VI COMAR